Euro cotado<br>a mínimo de 2010

A moeda única europeia caiu a semana passada ao seu nível mais baixo dos últimos quatro anos. A descida da cotação é atribuída às declarações do presidente do Banco Central Europeu, que admitiu a um diário alemão haver o risco de deflação na zona euro.

A hipótese de descida dos preços acolhida por Mario Draghi poderá ser confirmada nos próximos dias quando forem publicadas as estatísticas relativas a Dezembro de 2014, e terá sido interpretada como um sinal de que o BCE equaciona incrementar a quantidade de moeda disponível, através, por exemplo, da compra de mais dívida soberana para, de acordo com Draghi, cumprir o seu mandato de manter a estabilidade dos preços.

A inflação na zona euro situa-se nos 0,3 por cento, muito abaixo do máximo de dois por cento determinado pelo chamado Pacto de Estabilidade e Crescimento.



Mais artigos de: Breves Europa

Lituânia entra<br>na zona euro

A ex-república soviética da Lituânia tornou-se, a 1 de Janeiro, o 19.º Estado da zona euro. O país báltico apresenta um PIB de cerca de 35 mil milhões de euros e um crescimento médio de três por cento ao ano desde 2011. O mercado laboral foi...

Cameron reitera<br>referendo à UE

O primeiro-ministro britânico reafirmou que se for reeleito em Maio realizará uma consulta sobre a permanência da Grã-Bretanha na UE. David Cameron assegurou, domingo, 4, que se o referendo ocorrer antes de 2017, «tanto melhor», pois deseja renegociar os termos da...